Bitcoin é às vezes acusado de „não poder construir nada com ele“. Muitas vezes esta crítica vem de correntes de bloqueio virtuais como o Ethereum.

Smart Contracts, DeFi e aplicações similares são muito atraentes em plataformas como estas. Mas isso não significa que seja impossível construir em cima do

Antes de mais nada, é incorreto que apenas o Éter é dinheiro ‚programável‘. Você pode usar Bitcoin Pro para colocar certas condições em um UTXO. Estas condições devem ser cumpridas antes que o proprietário (ou proprietários) possa continuar a gastar BTC. Isto não é novidade e pode ser feito com Roteiro.

Para tornar o Script mais acessível e fácil de usar, Pieter Wuille, Andrew Poelstra e Sanket Kanjalkar apresentaram o Miniscript em 2019. Isto é mais fácil do que o Script e também o torna mais eficiente. E uma versão ainda mais fácil do Script é Minsc, que, por sua vez, é baseada no Miniscript.

Min.sc tem muitos exemplos de „programabilidade“ do Bitcoin. Como, por exemplo:

Trancar algumas moedas até 2030;
Um 3 de 3 que se transforma em 2 de 3 após um timeout;
Os fundos são normalmente mantidos por uma 4 de 5 federação, mas podem ser recuperados pelas chaves de emergência de reserva após 3 meses de inatividade.

Multisig

Na maioria dos casos, são carteiras de várias sedas. Estas são transações nas quais você precisa de múltiplas assinaturas digitais para poder emitir estas Bitcoin e ter permissão para isso. Desta forma, você pode pensar em situações que envolvem mortes com uma construção de 2 ou 3.

Nesse caso, acrescente três chaves privadas:

  • o proprietário
  • um confidente
  • um notário

E para que o Bitcoin contido nesta carteira de múltiplas assinaturas seja emitido, duas em cada três pessoas devem assinar esta transação.

Mas você também pode pensar em situações em que o número de chaves necessárias diminui com o tempo.
Caixas de Bitcoin

Em linha com estas configurações multi-siglas estão os Vaults. O desenvolvedor Bryan Bishop teve uma idéia para isto.

O Bispo dos cofres tem em mente oferecer um plano B no caso de seus dados (sementes ou chave privada) vazarem ou serem roubados. Nesse caso, o cofre oferece uma maneira de voltar do seu erro.

Na prática, esta solução permite dividir sua Bitcoin em diferentes partes e somente uma parte dela pode ser enviada. Desta forma, apenas uma pequena parte de seu BTC pode ser enviada. Você pode definir a quantidade de tempo entre as transações de bitcoin.

Em combinação com as torres de vigia, os proprietários podem ser notificados quando uma parte deste saldo é enviada. Como o hacker tem que esperar até que ele possa enviar o restante do saldo, há tempo para a vítima tomar medidas.

Os abóbadas ainda estão em desenvolvimento e não são muito comuns. O Unchained Capital já está longe de oferecer este serviço.

Simplicidade

Além do Script como linguagem de programação, a Blockstream vem trabalhando há anos na Simplicidade. Ainda não foi implementado, mas proporcionará mais flexibilidade para criar contratos inteligentes na rede Bitcoin. Isto já é possível com Rootstock, mas você está preso com a ficha RSK.

Simplicidade é uma linguagem datilografada, baseada em combinadores, funcional e sem loops e recursividade, projetada para ser usada em moedas criptográficas e aplicações em cadeia de bloqueios.

O problema com contratos inteligentes é que você obtém rapidamente uma proliferação de recursos com os quais cada nó tem que lidar. Como a cadeia de bloqueio é um banco de dados ineficiente, isto pode causar problemas a longo prazo. Especialmente quando se trata de executar dApps.

Leia aqui a história técnica sobre Simplicidade.
Contratos de Log Discreto (DLC)

Um Contrato de Log Discreto é um certo tipo de contrato inteligente. Você usa dados do mundo em tempo real com um oráculo para executar um contrato. Desta forma, você pode apostar dinheiro de forma descentralizada e automática, por exemplo, em jogos de futebol, eleições ou outros resultados.

Já falamos sobre isso com Gert-Jaap Glasbergen em nosso podcast Hup Bitcoin. Ele trabalha no MIT como pesquisador de novas oportunidades para a indústria de mineração e para a Lighnting Network, entre outros. A partir do minuto 52 ele explica o que são, como funcionam e o que você pode fazer com eles.

Rede de Raios Bitcoin

Naturalmente, a Rede de Raios não deve faltar na lista. Esta segunda camada sobre Bitcoin é possível graças à programabilidade na camada base. Com os contratos Hash Time Lock, existe agora uma rede de milhares de canais de pagamento que lhe permite fazer pagamentos de forma rápida e barata.